1. Optar por lugares muito iluminados ou muito quentes
O local ideal para a sua adega deve ser mais escuro, de preferência arejado, ou onde a temperatura seja amena e constante. Assim, será possível conservar os vinhos da maneira adequada em casa.
A luz e o calor intensificam os processos químicos e biológicos que ocorrem na bebida e isso pode alterar o sabor e, até mesmo, a estrutura dos vinhos que estão em sua adega. O local da adega ainda deve ser um meio termo entre seco e úmido, para que não haja alterações na rolha e, consequentemente, na bebida.
Caso não tenha muitas opções de ambientes disponíveis, uma adega climatizada pode resolver o problema.
2. Escolher um modelo pequeno de adega
É comum encontrar apreciadores de vinhos que separam um espaço mais singelo para armazenar a bebida e depois se arrependem. Se você já tem o hábito de degustar um bom vinho e participa do Clube Wine, por exemplo, vale a pena apostar em uma adega com capacidade para mais garrafas, até mesmo para que os vinhos de guarda possam se desenvolver por ali.
3. Manter apenas vinhos de guarda na adega
Existem aquelas pessoas que se empolgam com os vinhos de guarda e enchem a adega com eles, esquecendo de exemplares bons para consumo imediato. É preciso lembrar que os vinhos de guarda podem demorar anos até atingir o momento ideal para serem apreciados.
Então, tente ter equilíbrio entre a quantidade de bebidas na adega para servir em um jantar no dia a dia e para ficarem guardados explorando o potencial.
4. Restringir o espaço de circulação de ar na adega
Mesmo no caso das adegas climatizadas, é comum que as pessoas se esqueçam que o equipamento precisa ser instalado em um espaço com ao menos um pouco de ventilação.
A falta de espaço para a circulação do ar pode trazer sérios danos ao funcionamento da adega climatizada. No caso dos móveis comuns para armazenamento de vinhos, se não houver espaço adequado entre as garrafas, o local pode ficar exposto a alterações indesejadas na umidade, o que traz problemas para os vinhos a médio prazo.
Prefira deixar um espaço de 5 a 10 centímetros entre a adega e a superfície que a envolve.
Selos de segurança